terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Palavras de um insône asmático

Respiro estranhamente:
falta-me ar, falta-me algo,
falta-me fôlego.
Num desespero comedido,
vejo-me forçado a respirar fundo,
e suave, sempre suave.
Tenho, no mais íntimo,
o pleito secreto de chorar de dor.
Mas, sempre,
falta-me fôlego,
Respiro a preservar o pouco ar que tenho.

Sinto-me um animal engarrafado.
Vejo a todos, e a mim mesmo,
Presos numa velha garrafa de vidro.
Conserva humana, bonsai mundano,
Não sei se estou vivo ou morto.
Limbo incômodo entre o conformismo e o desespero.
Os meus movimentos, limitados.
Os meus desejos, tolhidos.
Debato-me na garrafa transparente:
tento sair da jaula, mas pareço um animal,
pobre, preso,
coreografando para um público, fiel,
o meu ensaiado despero.
Gasto quase todo o meu fôlego.

Sento-me à beira da cama para respirar.
Já não tolero o calor,
Já não aguento a falta de sono,
Já não suporto os sonhos que intermedeiam os cochilos.
Mas não passo fazer nada.
Faltam-me fôlego, ar e asas.
Maldita asma.
De pouco adiantam-me os banhos,
De nada servem-me os esforços:
tudo permanece igual, e os lençois,
velhos companheiros,
testemunham o desespero insone.
As horas passam, já não sei quanto tempo me resta.
Já não sei venço as horas, ou se as perco,
fugidas por entre meus dedos,
Perdidas em meio a meus medos.
Maldito fôlego.

6 comentários:

PFF disse...

Sabe Peu, andamos ambos sem ar, mas respirando em ritmo e sintonia. Identifiquei-me. Por vezes tb me sinto engarrafado, ainda mais agora que assumi (talvez sem sinceridade) minha vida burocrática, profissional, engravatada, ilhada. De qualquer forma, a volta do amor ameniza tudo isso. Para mim ele voltou e é motivo de sorriso. Talvez um esporte, um ar-condicionado, um amor e um grito de liberdade possa nos desengarrafar durante a vida...essa grandiosa distração...
Abração

Unknown disse...

Debaixo d´água tudo era mais bonito, mas tinha que respirar.

To na semana dessa metáfora também.

Unknown disse...

Como costumava dizer um velho conhecido asmático: "Hasta la victoria, siempre!!!"

huahauhauahuah

Peu,

Vc já entrou no Blog do Coletivo de Gabriel??? Os meninos tem um trabalho super legal (fui ver esse fds) e acho que vc poderia colaborar muito. Entre e veja se nao lhe interessa. Depois a gente conversa e eu lhe explico melhor o que penso neste momento, estou com um pouco de pressa. é so jogar no google "coletivo muito barulho por nada"

bjos, queijos e fumaça.

Unknown disse...

Peu,
Você deve assistir Manhattan novamente. Já copiei esse trecho para você e já te dei o DVD, mas nunca é demais citar Woody Allen:
"An idea for a short story
about, um, people in Manhattan
who are constantly creating these unreal, unnecessary, neurotic problems for themselves cos it keeps them from dealing with
more unsolvable, terrifying problems about... the universe. Let's... Well, it has to be optimistic. Well, all right, why is life worth living? That's a very good question. Well, there are certain things, I guess, that make it worthwhile. Like what? OK... for me...Ooh, I would say Groucho Marx, to name one thing. And Willie Mays. And... the second movement of the Jupiter Symphony. And... Louis Armstrong's recording of Potato Head Blues. Swedish movies, naturally. Sentimental Education by Flaubert. Marlon Brando, Frank Sinatra. Those incredible apples and pears by Cesanne. The crabs at Sam Wo's. Tracy's face."

Pedro Fonseca disse...

I would say Maria Bethânia!

Bárbara Medeiros disse...

I would say...Camaleão kkkkk
Vamos botar um pouco de alegria nesse blog :)
Amigo tinha muito tempo que eu não entrava aqui, o blog está ótimo.